Montréal

Reforma dos cuidados de saúde:
o que podemos aprender com o Quebec?

Montreal
Saúde
32 delegados
Outubro de 2018
A diretoria do FHP-SSR participou de uma missão de estudo internacional organizada em Montreal em outubro de 2018
32 membros da diretoria do FHP-SSR participaram de uma missão internacional de estudos organizada pela Dialog Health em Montreal em outubro de 2018. Enquanto o Sistema Francês de Saúde está se preparando para reformas estruturais (coordenação de atendimento para pacientes com doenças crônicas, novos métodos de pagamento, responsabilidade populacional), o Estado de Quebec é frequentemente citado como exemplo pelos líderes franceses.

Os diretores dos hospitais franceses de readaptação privada decidiram, portanto, dar um passo à frente explorando os sistemas internacionais de saúde que inspiram o ministério da saúde francês, para entender e antecipar as tendências que influenciam as reformas da prestação de serviços de saúde.

Durante uma semana de visitas, os delegados obtiveram uma visão global do sistema de saúde de Quebec e suas questões:
- A coordenação das vias de atendimento no âmbito dos Centros Integrados de Saúde e Serviços Sociais, resultante da reforma de 2015 que reduziu o número de grupos de saúde pública de 132 para 33.
- A melhoria da gestão de doenças crônicas no National Institute for Excellence in Health and Social Services (INESSS), cujos especialistas identificam e divulgam as melhores práticas validadas internacionalmente.
- A modernização arquitetônica das instituições, particularmente nas instalações ultramodernas do University Hospital Center of Montreal (CHUM) e do Centro de Saúde McGill.
- O lugar dado ao ser humano, tanto em recursos (reabilitação baseada principalmente em equipes paramédicas especializadas, com durações diárias de 3 a 5 horas de cuidados por dia) como na organização (com um lugar central de voluntários no centro das instalações de saúde).

As reuniões com os líderes dos dois centros privados de reabilitação em Quebec (Villa Médica e Hospital Marie-Clarac) permitiram que os representantes do FHP-SSR descobrissem sua estratégia de desenvolvimento em um mercado dominado por uma oferta pública de saúde. Os delegados ficaram impressionados com a onipresença de métodos de gestão que visam envolver as equipes de saúde na transformação de práticas e organizações, como o método Planetree. Um webinar está planejado para capitalizar as conquistas da missão de estudo.

Leia o relatório desta expedição
Inscreva-se em nossa newsletter, obtenha o relatório detalhado
e saiba a cada mês sobre nossas novas expedições.
Clicando aqui você concorda com nossas Políticas de Privacidade
Fotos


Expedições similares
Made on
Tilda