Tóquio

O Japão e sua Inovadora Economia Prateada

Tóquio
Apoio à Longevidade
25 delegados
Junho de 2019
25 executivos do Brasil, França, Polônia, Itália e outros paises, reuniram-se em Tóquio para a premiação internacional SilverEco® and Ageing Well International Awards.
De 11 a 15 de Junho de 2019, uma delegação de 25 executivos brasileiros, franceses, poloneses, italianos e de outras nacionalidades realizaram uma imersão nas inovações japonesas focadas na longevidade.

Esta expedição foi realizada em torno da premiação internacional de inovação para a longevidade International SilverEconomy and Ageing Well Awards, cuja cerimônia se passou no dia 13 de Junho em Tóquio.

Ao longo da semana, os delegados puderam identificar diversas inovações e lições do modelo japonês de apoio à longevidade. Combinando políticas de integração social e de desenvolvimento tecnológico para a saúde, o Japão apresenta um inspirador painel de soluções para sociedades envelhescentes.

Entre os delegados brasileiros, estiveram presentes o Hospital Cynthia Charone e as organizações Pipe.Social e Lifetech.

O Japão, ao reconhecer o envelhecimento de sua população como uma crítica questão societal, tem implementado diversas políticas de prevenção e de promoção da saúde em suporte aos cuidados de longo prazo.

Automação Robótica

O Japão tem investido pesadamente no desenvolvimento da robótica para superar sua escassez de mão-de-obra, no contexto de rápido envelhecimento da população. Nossa delegação internacional, liderada por Jérôme Pigniez, pode descobrir diversas das soluções realmente inovadoras desenvolvidas pelo Laboratório Koba da Universidade de Tóquio. No Shonan Robot Care Center, puderam testar o exoesqueleto robótico HAL, produzido pela companhia Cyberdine Inc.. Esta roupa inteligente pode ajudar cuidadores tarefas diárias, reduzindo o desenvolvimento de doenças musculares.

O robô NAO também chamou a atenção dos delegados, com sua variedade de funções capazes de estimular a vida das pessoas idosas.

O Laboratório do Futuro dos Cuidados da Sompo (Sompo Holdings Group's Future CareLab) trabalha na perspectiva da Sociedade 5.0, na qual tecnologias de captura e uso de dados são ubiquoas para automatizar e assegurar o cuidado de pessoas dependentes.

Este laboratório desenvolve numerosas soluções, como prontuários eletrônicos para a enfermagem, sensores inteligentes de peso, temperatura, alimentação. Pelo uso de cobertores SMART, uma visão clara sobre a qualidade do sono também pode ser auferida. No seu quarto modelo, a cama é flexível para se tornar uma cadeira móvel.

Cuidados Domiciliares e Residências

Wakabe oferece diferentes níveis de serviço à população idosa, de um centro de atividades diárias até cuidados especializados em enfermagem, provendo apoios integrados em um continuum. Wakabe é uma antiga escola infantil convertida em pólo de cuidados geriátricos, uma transformação cada vez mais corrente no país.

Kotoen tem sua força em seu longo histórico de promoção da intergeracionalidade. Anexas e completamente integradas à residência geriátrica de Kotoen, estão uma maternidade e uma creche, que garantem uma atmosfera de alegria e cooperação entre as gerações.

Para lidar com o aumento no número da população idosa, soluções inovadoras estão se desenvolvendo em todos os setores da economia japonesa, incluindo no varejo. A loja de departamentos Aeon Kasai passou por uma grande reforma para se tornar o GG Mall (Grand Generation Mall - Shopping da Grande Geração), um shopping center especialmente pensado para os idosos.

Os cidadãos podem fazer suas compras, mas também realizar atividades sociais, culturais, físicas e até mesmo de reabilitação fisioterapêutica.

Os delegados se animaram com as novas possibilidades que o Japão está apresentando no campo da longevidade. A aplicação de novas tecnologias, combinada com a integração e valorização dos adultos idosos na sociedade japonesa são as chaves desta sociedade para superar seus grandes desafios de envelhecimento.
Fotos
Novas Expedições Abertas à Inscrições
Expedições recentes
Made on
Tilda