Tokyo

O Apoio aos Idosos:
O Modelo Japonês

Tóquio
Apoio à População Idosa
22 delegados
Março de 2018
Uma expedição técnica ao Japão em parceria com a Associação Francesa de Diretores de Serviços à Pessoas Idosas e a Associação Francesa de Hospitais e Instituições de Longa Permanência Sem Fins Lucrativos
Dos dias 4 ao 8 de Março, a Dialog Health organizou uma expedição técnica sobre os serviços e políticas de apoio à população idosa no Japão. Esta foi uma expedição realizada em parceria com a Associação Francesa de Diretores de Serviços a Pessoas Idosas (AD-PA) e com a Federação Francesa de Hospitais e Instituições de Longa Permanência Sem Fins Lucrativos (FEHAP).

Como a maioria dos países de alta renda, o Japão está vivenciando os desafios associados ao envelhecimento da população, em um contexto de baixas taxas de natalidade e expectativa de vida média excepcionalmente alta. Também neste país, a gestão desta nova realidade demográfica sofreu de planejamento tardio e convive com cortes de financiamento público e falta de mão-de-obra em serviços de saúde e assistência.

Contudo, o governo japonês decidiu realizar investimentos massivos em novas tecnologias, especialmente em robótica, para complementar os esforços destinados ao apoio da população idosa e aos serviços voltados à dependência.

Durante quatro dias de imersão, a delegação francesa teve a oportunidade de descobrir as medidas sendo experimentadas e implementadas neste país.

Dos laboratórios Koba à Universidade de Tóquio e ao Centro de Robótica Synerdine de Shonan, os participantes descortinaram as últimas inovações e tecnologias japonesas:
um exoesqueleto que reduz as lesões por esforço repetitivo dos cuidadores, robôs de assistência domiciliar com foco no age-in-place, assim como camas inteligentes que comunicam os sinais vitais dos usuários (sem acordá-los) aos profissionais de saúde responsáveis.

Os delegados franceses também foram esclarecidos sobre o sistema japonês de saúde em geral, realizando visitas técnicas à diversas instituições de longa permanência inovadoras.

Esta viagem de estudos foi uma grande oportunidade para os participantes observarem o desenvolvimento e a implementação prática das novas tendências japonesas no cuidado e apoio da população idosa.
Leia o relatório desta expedição
Inscreva-se em nossa newsletter, obtenha o relatório detalhado
e saiba a cada mês sobre nossas novas expedições.
Clicando aqui você concorda com nossas Políticas de Privacidade
Fotos
Expedições similares
Made on
Tilda