De 11 a 16 de junho, o DIALOG Health organizou uma visita de estudos sobre Inovações em Saúde em Silicon Valley, em parceria com o
National Centre for Hospital Expertise (CNEH). O objetivo da visita foi
descobrir ideias inovadoras e
aprender com projetos implementados na Califórnia.
Desde a reforma do Obamacare, os hospitais dos EUA estão enfrentando grandes mudanças em seu financiamento e estrutura. Para enfrentar esses desafios, eles experimentam novas tecnologias e tentam inovar diariamente para imaginar novos tipos de cooperação entre os vários atores do sistema de saúde.
O sistema de saúde francês, confrontado com uma importante mutação, pode encontrar grandes fontes de inspiração nas inovações implementadas em Silicon Valley.
Durante os cinco dias da visita, a delegação francesa explorou a Área da Baía de São Francisco para descobrir as
práticas mais inovadoras em saúde, especialmente através da evolução da
inteligência artificial. Os participantes visitaram vários locais de renome internacional e se reuniram com contatos de prestígio em São Francisco, Stanford, Berkeley ou Cupertino, onde se localiza a sede da Apple.
Durante a visita ao
San Francisco University Hospital (UCSF) e ao
Hospital San Leandro (Kaiser Permanente Health Group), os delegados descobriram como os hospitais americanos estão inovando para melhorar o gerenciamento dos pacientes. Aprenderam também sobre metodologias de inovação organizacional da
Universidade de Stanford e modelos de inovação financeira no campo da saúde, apresentados pela
Fundação Catalyst for Payment Reform. Os participantes também se reuniram com startups especializadas em novas tecnologias aplicadas à saúde, bem como as gigantes da tecnologia Apple e Microsoft, que apresentaram suas mais recentes inovações.
A visita de estudo foi um enorme sucesso, com debates e descobertas muito interessantes e com grande aprendizado.