Do 19 ao 24 de Maio a Dialog Health organizou a expedição técnica Jornada Educativa em Saúde e Longevidade à Holanda. Nela,
um diverso grupo de líderes brasileiros em serviços à saúde e à população idosa imergiu no exemplar sistema de saúde holandês, com foco sobre seus dispositivos de cuidados de longo prazo.
Em quatro intensos dias de visitas técnicas, os delegados puderam ser introduzidos ao modo como os holandeses estão superando os desafios do envelhecimento populacional, conhecendo, na prática, as razões por trás de seus sucessos.
Os delegados travaram diálogos inspiradores com um rico painel de atores-chave das políticas de
Cuidados Integrados e
Cuidados de Longo Prazo, particularmente no apoio às pessoas sofrendo de demências.
Quando o tema é longevidade com qualidade de vida, a Holanda possui um efervescente cenário de inovações centradas no usuário. O painel de instituições visitado forneceu uma visão privilegiada sobre o funcionamento das políticas holandesas de saúde, cobrindo desde as perspectivas ministeriais de fiscalização e inovação em saúde, assim como as medidas implementadas por um variado conjunto de pólos de cuidados de longo prazo.
A visita à
Vila Demência de Hogeweyk foi apontada como especialmente válida pela maioria dos delegados. Detalhes do projeto arquitetônico, de suas políticas de atendimento e de sua governança compartilhada foram apresentados, revelando os bastidores desta instituição mundialmente reconhecida pelo sucesso em
normalizar a vida de pessoas com demência severa.
Esta viagem de estudos foi uma grande oportunidade para os participantes observarem o desenvolvimento e a implementação prática das novas tendências holandesas no cuidado e apoio da população idosa.
Parabéns a esses desbravadores, líderes comprometidos com a melhoria contínua de suas organizações e do sistema de saúde brasileiro como um todo!