Portugal

A Reinvenção 60+ de Portugal

Portugal
Apoio à Longevidade
12 delegados
Dezembro de 2019
12 executivos inovadores do Brasil atravessaram Portugal com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
Para saber como Portugal tem respondido aos desafios impostos pelo envelhecimento, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) formou parceria com a Dialog Health para oferecer uma semana de visitas técnicas às melhores práticas e inovações portuguesas em apoio à longevidade.

Assim, de 1° a 6 de Dezembro foi realizada a expedição técnica A Reinvenção 60+ de Portugal. Com apoio da Dialog Health, 12 delegados da SBGG atravessaram Portugal passando pelas cidades do Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa.

A delegação brasileira era composta por dez médicos geriatras e duas terapeutas ocupacionais, que vieram de diferentes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rondônia. Alguns atuam no serviço público ou no setor privado, outros são ligados a universidades estaduais ou federais.

Foram parte do efervescente cenário português explorado consórcios de inovação, como o Porto4Ageing, grupos residenciais, como o Luz Saúde, e reconhecidas estruturas de assistência e promoção da saúde, como a Fundação AFID Diferença.

Entre os programas descobertos, estiveram o combate à solidão e ao isolamento dos idosos que têm pouco ou nenhum apoio da família. Há casos em que combinam tecnologia de monitoramento com a presença de voluntários que participam do apoio social aos idosos. Essas iniciativas têm adiado e até evitado a institucionalização.

Integrante do grupo, o Dr. Wilson Jacob Filho, diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, comenta que os médicos geriatras e terapeutas ocupacionais brasileiros voltam para o Brasil com várias ideias, que não dependem de equipamentos, de estruturas ou expertises excepcionais.

Dr. Jacob Filho continua: "vejo um país preocupado com essas questões e muito bem aparelhado. Vim com pessoas do Brasil que eu já conhecia e admirava. encontrei pessoas que tive a oportunidade de ficar amigo e descobrir potenciais parceiros".

Os delegados voltam ao Brasil animados para reforçarem suas práticas diárias e projetos em desenvolvimento, com novos apoiadores no Brasil e em Portugal.

Saiba mais
Reportagem da Radio France Internationale sobre a expedição:
Portugal é referência para o Brasil em programas para idosos


Participe de nossa próxima expedição
Participe de nossa próxima expedição
Outras expedições passadas
Made on
Tilda